Publicado em: 25 de Maio de 2016

CHURRASCO É COISA PARA ESPECIALISTA

István Wessel: "CHURRASCO É COISA PARA ESPECIALISTA."

Todo brasileiro acha que é técnico de futebol e churrasqueiro. É verdade: para os dois casos, muita gente tem ou imagina ter a resposta certa. Ouvimos vários especialistas para saber como preparar o melhor assado. Confira as dicas para fazer bonito.

DE OLHO NA COR

Gordura muito alta e amarela é ruim. O vermelho tem de estar vivo - carne "Velha" e falha na refrigeração geram um tom escuro. Muito sangue na embalagem indica problema de maturação. E fuja da picanha. Alcatra maminha e fraldinha valem mais a pena.

CUIDADO COM O SAL

Salgue a carne 5 minutos antes de levá-la à grelha. Isso irá retirar a umidade superfícial e a espalhará pelo interior do corte, mantendo a maciez. Em peças pequenas use apenas uma pitada de cada lado - o ideal, sempre é o sal grosso. Nas porções maiores, salgue até formar uma fina película. Depois retire o excesso. 

TERMOMÊTRO 'MANUAL'

A temperatura ideal do braseiro é de 400 C. Acenda a churrasqueira uma hora antes de usar. O termômetro é sua mão. Se conseguir manter a palma a 5 cm da grelha por até cinco segundos, pode começar a assar. Para reabastecer a churrasqueira use brasas. Carvão apagado gera fogo e fumaça. Não deve haver labaredas. Além do risco de queimar a carne, ela pode perder a maciez.

ESPETAR OU NÃO

Depende. Fraldinha, por exemplo pode. Porções menores e linguiças ficarão melhores se não forem perfuradas.


Informativo Eletrônico R.Boquino

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba regularmente as novidades da R.Boquino.
Enviar

Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, KM 80,5 - Bairro da Aparecidinha - Itatiba / SP - Cx. Postal 314 - Cep: 13.255-749 - Central de Atendimento - (11) 4538-6808 - (11) 4534-1959 - Fax: (11) 4534-1959