Publicado em: 01 de Julho de 2016

Lareiras...Precauções que devemos ter!

Lareiras...Precauções que devemos ter!

Inicialmente vamos falar das precauções que devemos ter ao usar uma lareira dentro de casa!

Se você não usa ha algum tempo, antes de acendê-la, verifique se a chaminé está desobstruída, pois este é o local preferido dos pássaros fazerem seus ninhos, ou as abelhas e marimbondos construírem suas casas principalmente durante o verão.

REGULAGEM DA VÁLVULA:

-Na sua lareira existe uma válvula (registro) que controla a saída de gases, antes de iniciar o fogo verifique se a válvula está na posição aberta.

NUNCA USE A LAREIRA COM A VÁLVULA FECHADA, está é a unica hora em que ela faz fumaça, quando a brasa começar a se formar, deve-se fechar lentamente o regulador e só deixar uma fresta aberta, para o ar frio não entrar.

LENHA:

-Lenha para lareira deve ser seca. Lenha molhada provoca muita fumaça e não dá brasa. Se possível guarde lenha durante algum tempo. A lenha deve ser guardada em lugar coberto e ventilado.

NÃO SE ESQUEÇA:

-Lareira não é local para se fazer incêndio. O objetivo é obter brasa, pois é ela que gera calor. É preferível alimentar o fogo aos poucos para se ter brasa, a encher a lareira com muita lenha de uma vez. Labareda muito alta significa desperdício de energia calorífica.  

ACENDIMENTO:

-Para iniciar o fogo, utilize gravetos, um pão velho embebido de álcool ou outra solução prática que você conheça. NUNCA utilize derivados de petróleo, pois são perigosos. Também não exagere na quantidade de álcool isso pode provocar explosões que danificarão o equipamento e colocarão em risco sua vida. 

EVITE INCÊNDIOS:

-Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo da lenha, podem pular fagulhas a grande distância.  Antes de sair de perto da lareira, verifique se a tela está fechando bem toda a boca. 

COMO APAGAR O FOGO:

-Nunca utilize água para apagar o fogo, deixe que se extinga naturalmente. O choque térmico poderá estragar sua lareira.

REMOÇÃO DAS CINZAS:

-Não remova as cinzas com a lareira quente ou com a lenha em brasa. Limpe sempre no dia seguinte com as brasas apagadas. 

UTILIZAÇÃO:

-Sua lareira não é churrasqueira. Evite utilizá-la para tal finalidade. Não utilize sua lareira como floreira, toda lareira precisa de limpeza no seu interior - nas paredes e na coifa - após mil horas de uso, em média. Os fabricantes dispõem de serviços especializados. 

CAPACIDADE:

-Todo equipamento tem limitações. Não ultrapasse a capacidade de combustão da zona de fogo. Se acidentalmente você exagerou na quantidade de lenha, e isso esteja pondo em risco seu equipamento ou sua residência, utilize um extintor de incêndio do tipo pó químico.

OXIGÊNIO:

-Se você tem uma lareira no dormitório, lembre-se de deixar sempre uma passagem de ar, pode ser através da porta semi-aberta ou da janela aberta, para permitir a oxigenação do ambiente. 

-Lembre-se que a falta de oxigenação  do ambiente pode matar!


Informativo Eletrônico R.Boquino

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba regularmente as novidades da R.Boquino.
Enviar

Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, KM 80,5 - Bairro da Aparecidinha - Itatiba / SP - Cx. Postal 314 - Cep: 13.255-749 - Central de Atendimento - (11) 4538-6808 - (11) 4534-1959 - Fax: (11) 4534-1959